Planejamento Prévio

Elaboração dos elementos que compõem o planejamento básico do Projeto, fundamentando
a decisão de autorização e orientando a execução.

Planejamento Base: Cronogramas e Orçamentos

Elaboração dos principais elementos que compõem o planejamento base do Projeto: EAP, cronogramas, caminho crítico, estimativas de custos, histogramas de recursos (mão de obra e equipamentos) e curvas de desempenho, a partir de estruturas dirigidas ao monitoramento e controle.

Elaboração da Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
Estudo do escopo do Projeto e definição dos níveis de detalhamento dos serviços e entregas relacionadas às etapas e disciplinas pertinentes, integralizando a totalidade do escopo.
Elaboração de cronogramas: marcos, referencial, executivo de engenharia, fornecimentos, construção, comissionamento e partida
Definição da sequência lógica executiva e marcos contratuais de acordo com as relações de precedências das atividades, observadas as diferentes etapas (Engenharia, Fornecimentos, Construção Civil, Montagem Eletromecânica e Comissionamento) e disciplinas que integram a implantação do Projeto, obedecendo a níveis de detalhamento a partir de uma hierarquia de controle, permitindo a identificação do caminho crítico com base em estudos de métodos e processos construtivos (constructability).
Compatibilização de cronogramas (interfaces)
Análises das interfaces e compatibilização dos cronogramas de Engenharia, Fornecimentos, Construção Civil, Montagem Eletromecânica e Comissionamento, direcionada pelas demandas de Construção e Montagem.
Elaboração da estruturação orçamentária
Definição do plano de contas do orçamento e seu detalhamento em níveis, obedecendo a uma estrutura que viabiliza o posterior monitoramento e controle dos principais itens orçados, favorecendo a integração com o planejamento físico do Projeto, a identificação de desvios e análises de tendências.
Elaboração de estimativas de custos
Composição de estimativas de custos a partir de levantamentos de quantitativos de materiais e relação de equipamentos de processos/utilidades, obedecendo aos níveis de detalhamento definidos pela estruturação orçamentária e em alinhamento com as bases de planejamento definidas, planos de contratações, requisitos contratuais e exigências legais aplicáveis.
Elaboração de histogramas de recursos e curvas de desempenho
Elaboração de histogramas de recursos (mão de obra e equipamentos) e curvas de desempenho (curvas S), compatibilizando as estimativas de custos ao cronograma do Projeto.

Riscos, seguros e garantias

Identificação e análise dos principais riscos do Projeto, qualificando planos de respostas e níveis de contingenciamento e estruturando as coberturas securitárias adequadas.

Identificação e análise de riscos
Identificação dos riscos que podem afetar o desenvolvimento do Projeto de acordo com sua natureza: riscos de negócio, técnicos e contratuais. Análise dos impactos que estes poderão causar ao longo do ciclo de vida do Projeto, elaboração de planos de respostas e contingenciamentos.
Estruturação do programa de Seguros e Garantias
Elaboração do programa de Seguros e Garantias em função dos riscos mapeados, identificação das coberturas securitárias adequadas à proteção do Projeto. Elaboração de cotações, equalização de propostas, negociação e contratação das apólices junto ao mercado segurador.

Procedimentos de controle (Project Controls)

Elaboração de diretrizes e procedimentos visando garantir uniformidade na estruturação inicial das bases de dados de planejamento e controle do Projeto.

Elaboração de procedimentos de planejamento, monitoramento e controle
Elaboração de diretrizes e procedimentos operacionais de planejamento, monitoramento e controle do Projeto: gerenciamento de escopo, tempo e custos, elaboração de linhas de base, replanejamentos e reprogramações orçamentárias, avaliação de desempenho físico, econômico e financeiro, e gerenciamento de mudanças.

Contratos

Estruturação, elaboração e análise crítica de contratos e modelo de administração contratual.

Estruturação da arquitetura contratual
Desenvolvimento da estrutura do contrato promovendo a integração lógica de anexos e mecanismos contratuais: Planilha de preços, especificações técnicas, critérios de medição e pagamentos, cronograma físico e financeiro, e reajustamentos.
Elaboração de contratos
Elaboração de contratos para fornecimentos de serviços e aquisições no âmbito da execução do Projeto em concordância com a arquitetura definida.
Análise crítica de contratos
Análise crítica de toda documentação contratual (Editais, correspondências, minutas e acordos) de forma detalhada e criteriosa, visando identificar os pontos fundamentais do cumprimento das obrigações contratuais, pontos de atenção, riscos e eventuais divergências de interpretação.
Estruturação da administração contratual
Elaboração dos requisitos necessários à administração contratual em conformidade com exigências corporativas internas e pactuadas entre as partes, e em sintonia com a área jurídica: matriz de responsabilidades e decisões, relação de documentos a serem tramitados, fluxos de registros e informações, estilos de redação de correspondências e forma de encaminhamento e tratamento de eventuais desvios.

Fornecimentos

Gerenciamento da cadeia de Fornecimentos através do planejamento, monitoramento e controle das atividades que a compõem, a partir das especificações e take-offs da Engenharia, cobrindo desde a emissão de requisições até o planejamento das entregas, visando garantir a disponibilidade de materiais e equipamentos de forma integrada com as demandas dos cronogramas detalhados de construção e/ou montagem do Projeto.

Suporte técnico aos processos de Fornecimentos
Suporte técnico para o gerenciamento dos processos de fornecimentos (contratações e aquisições), atuando no controle das documentações e nas diversas interfaces com a engenharia e construção.
Gerenciamento de interfaces de Engenharia e Fornecimentos
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Planejamento das entregas de fornecimentos (prazos e custos)
Elaborar o planejamento de entregas de materiais e equipamentos, identificando os locais de fabricação, logística de transporte, tempo de desembaraço alfandegário e transporte local, mitigando riscos e aumentando a probabilidade de sucesso no cumprimento dos prazos e custos contratados.

Engenharia

Gerenciamento do escopo de Engenharia através da elaboração de cronogramas estruturados, de modo a garantir o monitoramento e controle das entregas (documentos, atividades e serviços) em alinhamento com as ações de Fornecimentos e necessidades dos cronogramas de Construção e/ou Montagem das unidades do Projeto.

Gerenciamento das entregas de engenharia conceitual e básica (prazos e custos)
Elaborar o planejamento e monitorar as entregas referentes aos documentos dos Projetos (Conceitual e Básico) de Engenharia, buscando garantir a assertividade no cumprimento do escopo e o atendimento de prazos e custos. Monitorar e controlar as atividades de forma integrada às demandas de Fornecimentos e às necessidades inerentes do cronograma de Construção e Montagem.
Gerenciamento de take-offs
Promover o desenvolvimento dos trabalhos de Engenharia relacionados à geração de listas de materiais, bem como previsões para as áreas ainda não detalhadas em conformidade com as demandas de programação e controle do Projeto. Informar periodicamente a diferença entre as quantidades previstas e as realizadas, para cada uma das áreas físicas e disciplinas.
Gerenciamento de interfaces de Engenharia e Fornecimentos
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Facilitação de estudos de constructability (VIPs)
Promover, organizar e intermediar reuniões de constructability, buscando o uso do conhecimento e da experiência dos profissionais dos diversos setores e disciplinas durante o desenvolvimento da engenharia do Projeto, objetivando a escolha dos melhores métodos construtivos através de referências de VIPs, otimizando o uso de recursos e viabilizando prazos e custos.

Permissões

Identificação e monitoramento contínuo de providências, ações e documentos que constituam requisitos nos processos para obtenção de licenças, alvarás, autorizações legais e registros necessários à instalação, construção e operação do Projeto.

Identificação da necessidade de permissões
Identificar em função da natureza do Projeto as licenças, alvarás, autorizações legais e registros, junto aos órgãos competentes, necessárias à instalação, construção e operação do Projeto.
Monitoramento da obtenção de permissões
Monitorar os processos destinados a obtenção, manutenção e renovação das licenças, alvarás, autorizações legais e registros junto aos órgãos competentes, necessárias à instalação, construção e operação do Projeto.

Maturidade da definição do Projeto (PDRI - Project Definition Rate Index)

Avaliação e auditoria da situação de definição do Projeto, imediatamente antes do início de sua execução, visando analisar os riscos e vícios de origem do Projeto, bem como, planejar e gerenciar ações de aprimoramento, garantindo maior assertividade e previsibilidade ao alcance dos objetivos do Projeto.

Avaliação do PDRI
Avaliação da situação de definição do Projeto através de um mecanismo de auditoria estruturada e check list ponderado, visando fundamentar a decisão de continuidade.
Gerenciamento de ações de aprimoramento do PDRI
Monitoramento e controle das ações de aprimoramento da situação de definição do Projeto, oriundas da avaliação PDRI.
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.